Para o utente de Medicina Dentária

[tabgroup]

Para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis é importante criar hábitos diários de higiene oral de forma a prevenir o aparecimento de cáries e gengivite desde os primeiros meses de vida. Idealmente, a primeira consulta de Medicina Dentária deveria realizar-se entre os 6 e os 12 meses de idade. Até cerca dos 6/7 anos os pais ou encarregados deverão ser os responsáveis pela escovagem controlando a sua duração e técnica e evitando a ingestão acidental de dentífrico.
A escovagem deve demorar pelo menos 3 minutos, duas a três vezes por dia, sendo a mais importante antes de dormir, não esquecendo a língua. Concomitantemente, deve-se utilizar o fio dentário e, caso indicado pelo Médico Dentista, um colutório no final.
Como alternativa á técnica manual existem as escovas eléctricas e os irrigadores com várias ponteiras que têm diferentes funções.
Os intervalos das consultas deverão ser de 3, 6 ou 12 meses, consoante o grau de risco de cada paciente.
Como escovar os dentes Como utilizar uma escova interdental Jacto de água Utilizar escova elétrica
Após a colocação do aparelho fixo é natural haver algum desconforto e poderá sentir uma ligeira pressão. Na nossa clinica devido à utilização de braquetes autoligáveis esse desconforto é minimizado e na maioria das vezes, eliminado. Na etapa inicial, utilizam-se arcos sensíveis à temperatura, pelo que, mantendo na boca algo frio, a força exercida pelo arco é diminuída. Caso o arco ou os braquetes magoem nas bochechas e/ou nos lábios poderá utilizar-se cera ortodôntica. O arco poderá na parte posterior prender a bochecha e até sair dos tubos, principalmente na fase inicial do tratamento, sendo nessas situações indicado comparecer na clínica para se proceder a um rápido ajuste.
A higienização do aparelho, dentes e gengivas é primordial para o sucesso do tratamento, e deve ser feita após as refeições. Deve iniciar-se a escovagem dos arcos e braquetes fazendo movimentos horizontais pequenos. Escovando depois no sentido gengiva para o dente, e com a escova inclinada 45º, deve escovar-se a entre a gengiva e o braquete e, de seguida, no espaço entre o braquete e as superfícies que mastigam. Passar de seguida para as faces internas (viradas para a língua) dos dentes posteriores (inclinando 45º) e dos dentes anteriores (com a escova na vertical). Escovar depois as superfícies mastigatórias. Utilizar um escovilhão interdentário por baixo do arco, junto aos dentes e braquetes. Bochechar com um colutório no final. Poderá ser utilizado um irrigador para facilitar a escovagem.
Durante o tratamento ortodôntico devem evitar-se alimentos duros, pastilhas elásticas, caramelos, bebidas doces e gaseificadas.
A utilização dos elásticos intermaxilares por parte dos pacientes é importantíssima para se poderem atingir os objectivos a que nos propusemos. Dessa forma, é fulcral o seu uso diário e seguindo na íntegra as instruções dadas na consulta.
Após o procedimento cirúrgico morda firmemente a compressa de gaze colocada cerca de 30 minutos e de seguida remova-a delicadamente. É normal existir um ligeiro sangramento após a cirurgia. Evitar fumar, fazer sucção ou cuspir com força nas primeiras 12 horas e evite falar nas primeiras 4 horas seguintes.
Mantenha-se numa posição de forma a ficar com a cabeça sempre mais elevada do que o restante corpo e, nas primeiras 24 horas, evite o exercício físico.
É normal existir desconforto após a cirurgia, que normalmente é minimizado com os analgésicos/anti-inflamatórios ou antibióticos prescritos.
Não convém ingerir bebidas alcoólicas e deve evitar conduzir nas primeiras horas.
É importante ingerir grandes quantidades de líquidos (sem palhinha para evitar pressão negativa na boca, que poderia aumentar o sangramento) e voltar à alimentação logo que possível, dando preferência a alimentos frios e macios (gelado, iogurte).
Nas primeiras 8 horas não convém escovar nem fazer bochechos vigorosos. Após este tempo, bocheche suavemente com água salina morna (meia colher das de chá com sal dissolvida num copo de água) ou com outro desinfectante prescrito. Escove os restantes dentes e gengivas com a escova e fio dentário, evitando apenas a área da cirurgia. Em algumas situações, o Médico Dentista poderá indicar a utilização de uma escova pós-cirúrgica, que tem cerdas macias, juntamente com um gel para utilizar na zona intervencionada.
Poderá haver edema (inchaço) durante os primeiros 4-6 dias, sendo o pico máximo ao fim de 48 horas após a cirurgia. Para ajudar a minimizar esta situação utilize gelo nas primeiras 12 horas (aplicações de 20 minutos). Poderá igualmente ocorrer equimose (manchas arrocheadas) na área da cirurgia e não deverá ser motivo de preocupação, pois desaparecerão entre 7 a 14 dias.
Se houve necessidade de suturar a ferida, deve remover-se após 7-10 dias, conforme indicado.
Deverá contactar o seu Médico Dentista se apresentar as seguintes situações: desconforto ou sangramento não controláveis, febre, aumento de edema após o terceiro dia da cirurgia ou se tiver alguma dúvida ou pergunta que não tenha sido bem esclarecida.

[/tab]

Escovagem diária pelo menos duas vezes por dia. Poderá ser indicado escova manual ou elétrica consoante os casos. A utilização de fio/fita dentária é igualmente importante bem como a utilização de escovilhões interdentários para os espaços maiores. Por vezes aconselha-se a utilização de sistemas de irrigação juntamente com colutório. Aconselha-se a uma visita semestral ou conforme indicação prévia pelo Médico Dentista.

[/tab]

Após a colocação da sua nova prótese inicia-se um período de adaptação em que poderão ser necessários pequenos ajustes nos dias seguintes. É normal sentir a boca diferente mas é importante que a prótese não magoe e se isso suceder deve ajustar-se imediatamente. Evite alimentos muito duros e tenha cuidado na mastigação. Nesta fase pode ser preferível dormir com a prótese para acelerar o processo de adaptação mas não esquecer de remover a prótese para ser escovada bem como os dentes e gengivas.
Após esse período, é aconselhável tirar a prótese à noite ou pelo menos deixar a prótese 1h por dia mergulhada num colutório para ser desinfectada. Poderá também utilizar-se um comprimido efervescente, consoante as indicações dadas pelo seu Médico Dentista.

[/tabgroup]